

ESCOLA DE ARTES MARCIAS THUNDER FIGHT
E A M T F
CNPJ:20.187.293/0001-75
HISTORIA DO KICKBOXING
CONHEÇA ESSE ESPORTE DE CONTATO
|
|


O primeiro campeonato mundial de kickboxing, ainda como esporte amador, foi realizado em 1974, em Atlantic City (EUA). Só a partir desta iniciativa é que o esporte começou a se expandir e ganhar reconhecimento no circuito internacional das artes marciais.
Atualmente, o kickboxing postula o reconhecimento do Comitê Olímpico Internacional (COI) para ser aferido como modalidade olímpica - o que, acredita-se, está bem próximo de acontecer. Na escalada para obter este reconhecimento, o esporte esteve presente nos Jogos Africanos e nos Jogos Asiáticos Indoor, em 2007, e tem presença confirmada nos Jogos Mediterrâneos Indoor, em 2009. Prova de sua popularidade foi a realização das duas etapas do Campeonato Mundial de 2007, em Belgrado (Sérvia e Montenegro) e Coimbra (Portugal), reunindo cerca de 1,8 mil atletas oriundos de 80 países - entre eles, o Brasil.
A WAKO
Fundada em 1971, a World Association of Kickboxing Organization (WAKO) é a única federação do gênero a obter o reconhecimento da General Association International Sports Federation (GAISF). Com isso, goza do direito exclusivo de desenvolver, divulgar e fiscalizar a prática do Kickboxing no mundo. Presidida por Enio Falsoni e com sede administrativa e financeira em Milão (Itália), a WAKO já está presente em 117 países do mundo.
Uma das representações mais recentes é a do Japão, fundada e presidida pelo professor brasileiro Fábio Yoshinaga - que reside no arquipélago há mais de 10 anos.

O esporte surgiu na década de 70, nos Estados Unidos, quando os caratecas tradicionais estavam cansados das competições que não permitiam um contato pleno, e começaram a adaptar protetores de pé e mão para que os contatos fossem permitidos, só que com pouco risco de lesão.
A modalidade competitiva que recebeu o nome de “Karatê Full Contact” (Karatê de Contato Total), com o passar dos tempos, fez com que estes mesmos atletas começassem a entender que aquela modalidade era um outro tipo de luta, que não tinha nada a ver com o “Karatê de Competição”. Recebeu então o nome de “Full Contact”, que traduzia muito mais o espírito deste novo esporte.
Dominique Valera, um dos maiores nomes do Karatê Mundial de todos os tempos, com mais de mil vitórias e vários títulos europeus e mundiais, começou a treinar a modalidade nos Estados Unidos com Bill Wallace e Jeff Smith. No seu retorno à Europa, reestruturou o esporte, chamando-o de Kick Boxing, isto é: chutar boxeando, tornando-o como é hoje, dividido em seis modalidades, a saber:

MUSICAL FORM: A mais bela modalidade do KickBoxing, considerada a Ginástica Olímpica Marcial. Os atletas coreografam movimentos tradicionais (THAI KICKS) das artes marciais com a música utilizando-se de armas ou não.
SEMI CONTCT:Pode ser definido como um combate de técnicas controladas e paradas, sendo os golpes definidos ponto a ponto.
Light Contact: É um combate de técnicas controladas e contínuas, onde os atletas visam tocar o maior número de vezes seu oponente, com a máxima velocidade e o mínimo de potência. Não é válido nocaute.
Full Contact: Nesta modalidade, os atletas podem utilizar técnicas de mão do boxe tradicional e todos os tipos de chutes, que atinjam o adversário da cintura para cima, observando a linha lateral e frontal do tronco e cabeça.
Low Kicks: Possui as mesmas definições de técnicas do Full Contact, acrescido com chutes que atinjam as pernas do adversário, interna e externamente obedecendo à linha do joelho para cima.
K1 Rules: Modalidade de contato pleno que permite todas as técnicas do KBFC e do KBLK, agregando alguns golpes particulares à modalidade, tais como: atacar com chutes as pernas e articulações da mesma lateralmente, giratória baixa de calcanhar, esporão, projeção com a guarda, joelhada e soco giratório
A WAKO (World Association of Kick Boxing Organization) – www.wakoweb.com, fundada em 1971, é a maior sigla mundial deste esporte. Sediada em mais de 135 países espalhados pelos cinco continentes, possui sede financeira e administrativa em Monza (ITA), tendo como presidente o Dr. Ennio Falsoni.






Muay thai boran ou simplesmente muay boran é o antecessor da arte marcial conhecida mundialmente pelo nome de muay thai. O muay boran é um antigo estilo de luta tailandesa que deu origem ao muay thai. Registos históricos revelam que a arte tem pelo menos 200 anos de idade, no entanto acredita-se que esta arte teve a sua origem e evolução conjuntamente com o Reino do Sião (a Tailândia) há alguns milhares de anos atrás. Agora o nome muay boran geralmente vem indicando em verdade uma mistura de elementos característicos de várias técnicas definidas como Estilos Regionais de muay boran (como é exemplo o muay chaiya, muay korat, muay luang, etc). Cada nome designa a província onde se originou o estilo. Em suma, hoje em dia o muay boran significa o muay thai antigo
Português
Frontal
Tei-trong troŋ]
Circular ao tronco
Tei-chiyang
Circular alto
Tei-kan-kro
Low-kick (Circular baixo)
Tei-tat
Semi-circular
Tei-rid
Circular cima-abaixo
Tei-kot
Circular em escada
Yiep-tei
Circular em salto
Kra-tote-teii
lateral
Tip-kang
Rotativo de calcanhar
Tip klap lang
Rotativo de calcanhar em gancho
Tei klap lang
Cima-abaixo ou Pontapé descendente
Tei khao
Joelhada frontal
Khao trong
Joelhada lateral
Khao Tat
Joelhada circular
Khao chiyang
Joelhada em salto
Khao loy
Joelhada frontal (penetrante)
Khao-youn
Joelhada em escada
Yiep-khao
Jab
Mat nueng
Direto
Mat trong
Uppercut
Mat Soei / Mat soi dao
Cruzado
Mat tawa
Gancho
Mat wiang
Soco em salto
Kradot chok
Gancho descendente (salto]
Kradot chok
Punho rotativo
Mat wiang soi
Cotovelo horizontal
Sok tat
Cotovelo oblíquo
Khao chiang
Cotovelo circular ao tronco
Sok ti
Cotovelo cima-abaixo (descendente)
Sok ti
Cotovelo de baixo-acima (ascendente)
Sok Ngat
Cotovelo frontal (Ataque)
Sok phung
Reverso de cotovelo horizontal
Sok wiang klap
Cotovelo rotativo
Mat wiang klap
Cotovelo rotativo com retorno
Sok klap
Dupla cotovelada
Sok klap khu
Cotovelo em salto descendente
Kradot sok
Categorias de peso de acordo com a Federação Portuguesa de Kickboxing e Muay Thai
Categoria Peso (Kilos)
Mosca Ligeiro 45 – 48 kg
Mosca 48–51 kg
Galo 51 – 54 kg
Pena 54 – 57 kg
Leve 57 – 60 kg
Super Leve 60 - 63,5 kg
Meio Médio Ligeiro 63,5 – 67 kg
Meio Ligeiro 67 – 71 kg
Médio 71 – 75 kg
Meio Pesado 75 – 81 kg
Cruzador 81 – 86 kg
Pesado 86 – 91 kg
Super Pesado 91 kg - em diante
Categorias de peso de acordo com a Federação Internacional de Muay Thai World Boxing Council
Peso (kilos) Categoria
45.5 - 47.7 kg Mini Flyweight
47.7 - 49.0 kg Light Flyweight
49.0 - 50.8 kg Flyweight
50.8 - 52.2 kg Super Flyweight
52.2 - 53.5 kg Bantamweight
53.5 - 55.3 kg Super Bantamweight
55.3 - 57.2 kg Featherweight
57.2 - 59.0 kg Super Featherweight
59.0 - 61.2 kg Lightweight
61.2 - 63.5 kg Super Lightweight
63.5 - 66.7 kg Welterweight
66.7 - 69.0 kg Super Welterweight
69.0 - 71.6 kg Middleweight
71.6 - 76.2 kg Super Middleweight
76.4 - 79.4 kg Light Heavyweight
79.4 - 86.2 kg Cruiserweight
86.2 - 95.5 kg Super Cruiserweight
95.4 - 104.5 kg Heavyweight
104.5 kg - em diante Super Heavyweight
Aenken - Tornozelo
Andap - Classificação
Baak - Boca
Bat - Desviar
Chaikrong - Costela flutuante
Chiang Mai - Cidade do norte da Tailândia
Choraked Faad Haang - Pontapé circular
Dadsin - decisões de juiz
Daihuachai - Zona abaixo do coração, ponto vulnerável
Dermpan - Apostar
Faad - Varrimento (golpe)
Faidaeng - Canto vermelho
Fainamnem - Árbitro
Gamagan - Juiz
Gaandadsin - Calção de muay thai
Gangkeng Muay - Conquilha (proteção para virilha)
Grajab - Extremidade superior da cabeça
Grammonsrisa - Saco de boxe
Grasawb - Cabeça
Hua - Coração
Hook - Gancho
Jad - Organizar/promover
Jamook - Nariz
Kaa - Perna
Kai (Muay) - Campo (academia/escola)
Kao - Joelho
Kao Tone - Joelhada frontal
Khuen Kru - Cerimonial do novo estudante
Kruang Ruang - Amuleto do braço (bracelete)
Kru Muay - Mestre de muay thai
Kua - direto de direita
Lang Tao - Peito do pé
Lop - Esquiva
Look Kang - Queixo
Mat - Punho
Mongkon - Coroa sagrada
Muay thai - Boxe tailandês
Nakaeng - Tíbia
Ram muay - Dança de combate
Sai - direto de esquerda
Sok - Cotovelo
Tae - Pontapé
Tae Laa - Circular baixo (low kick)
Tae Lam Tua - Circular médio (ao tronco)
Tae Kaen Ko - Circular alto (à cabeça)
Ti Kao - Joelhada
Tiip - Pontapé frontal
Ti ok - Cotovelada
Uppercut - Uppercut (Punho baixo-acima)
Wai kru - Homenagem ao mestre
Yaed - Jab
Yaek - "Break", parar (ordem do árbitro)
Yok - round (ordem para intervalo)
Yud - Stop (ordem de final do combate)
A história do
Muay Thai
Significado da palavra MUAY THAI: Arte marcial tailandesa, o qual também é conhecido como Thai Boxing em alguns países como Estados Unidos e Inglaterra, é muito conhecido no Brasil como Boxe Tailandês e é uma Arte Marcial Tailandêsa com mais de 2.000 anos de idade. A origem do Muay Thai confunde-se com a origem do povo Tailandês. Existem várias versões sobre a origem do Muay Thai. A mais aceita pela maioria dos Mestres de Muay Thai e também por vários historiadores Tailandeses é a seguinte: Segundo os Tailandeses, a origem de seu povo é a província de Yunnam, nas margens do rio Yang Tsé na China Central. Muitas gerações atrás eles migraram da China para o local onde atualmente é à Tailândia em busca de liberdade e de terras férteis para agricultura. Do seu local de origem, a China, até o seu destino, os Tailandeses foram constantemente hostilizados e sofreram muitos ataques de bandidos, de Senhores da Guerra, de animais, e também foram acometidos de muitas doenças. Para protegerem-se e manterem à saúde, eles criaram um método de luta chamado "Chupasart". Este método de luta e auto-defesa fazia uso de diversas armas como por exemplo: espadas, facas, lanças, bastões, escudos, machados, arco e flecha, etc. No treinamento do "Chupasart", freqüentemente ocorriam acidentes que causavam algumas vezes graves ferimentos aos praticantes. Para que eles pudessem treinar sem ferir-se, os tailandeses criaram um método de luta sem armas, o percursor do atual Muay Thai. Assim eles podiam exercitar-se e treinar mesmo em tempos de paz e sem o risco de ferir-se. No início, o Muay Thai era muito parecido com o Kung Fu Chinês. Um fato normal levando-se em conta à origem do povo Tailandês. O antigo Muay Thai utilizava-se de golpes com as palmas das mãos, ataques com as pontas dos dedos, imobilizações e mãos em garras para segurar o oponente. Com o tempo, ele foi modificando-se e transformou-se no estilo de luta que é hoje.
Em muitos períodos da história tailandêsa o Muay Thai foi muito popular entre os tailandeses. Principalmente no perído do Rei Pra Chao Sua ou "Rei Tigre" como era mais conhecido. Ele foi um dos maiores lutadores de Muay Thai da história. Durante o seu reinado o Muay Thai fazia parte da preparação militar e era ensinado em todas as escolas. Outro grande lutador de Muay Thai foi um lutador chamado Nhai Khon Tom. Segundo as lendas ele foi capturado pelos Birmaneses durante um dos inúmeros conflitos entre os Birmaneses e os Tailandeses. Quando capturado, foi-lhe oferecida a liberdade se ele conseguisse derrotar alguns lutadores Birmaneses. O resultado foi que ele foi libertado após vencer seguidamente 12 lutadores Birmaneses. Até por volta de 1920 os lutadores não usavam luvas e nem qualquer outro tipo de proteção. Os lutadores simplesmente usavam tiras de algodão, tiras de cânhamo ou de crina de cavalo enroladas nas mãos. Alguns antigos treinadores falam que em algumas lutas antigas, os lutadores faziam uso de cola e vidro moído nas ataduras. Mas, isso não é totalmente confirmado pela maioria dos historiadores. Algumas vezes também eram utilizadas cascas de cocos como protetor genital. As lutas não eram divididas por pesos e também não existiam intervalos durante as lutas, os lutadores lutavam até que um dos lutadores fosse nocauteado, sofresse uma grave lesão ou até à morte de um deles. Após 1920, algumas regras de boxe inglês foram adaptadas para o Muay Thai devido ao alto grau de lesões que estavam ocorrendo entre os lutadores. Dentre elas as divisões por peso, o uso de luvas, a inclusão dos rounds e também a inclusão do árbitro central juntamente com os juizes laterais. Mas, muitas coisas restaram das antigas lutas, como o uso de um conjunto musical com antigos instrumentos e que serve para dar o ritmo da luta. Conforme a luta está muito amarrada, sem ação, os músicos aumentam o ritmo de sua música para aumentar o ritmo de luta dos lutadores. Este conjunto é formado pelos seguintes instrumentos: três tipos de tambores diferentes, címbalos e flautas de "Java". Outra tradição mantida é o uso do Wai Kru. O qual é uma dança ritual que serve para homenagear o treinador, seus pais, sua escola de Muay Thai, os antigos lutadores de seu ginásio, seus professores na escola, etc. Outra tradição que é mantida no Muay Thai é o uso do "Mongkon" O "Mongkon" é uma faixa a qual é colocada na cabeça dos lutadores para protegê-los antes da luta e que é retirada após o Rammuay. A "Kruang" é uma corda trançada que é colocada em um ou nos dois braços do oponente também com o objetivo de proteção, suas cores estão relacionadas com as preferências de cores do lutador, no Brasil é usado como graduação. A "Kruang" não é retirada após o Rammuay, como o "Mongkon", ela permanece com o lutador por toda a luta. Na Tailândia as academias e ginásios são chamados de "campos". Por isso é muito comum ler-se em livros e revistas de Artes Marciais internacionais citações ao nome de alguns "campos" de Muay Thai. Na verdade, tratam-se de ginásios de Muay Thai.
Na Tailândia a rotina em um ginásio é muito diferente da rotina do ocidente. Os lutadores geralmente começam seu treinamento com a idade de 6 ou 7 anos. Eles quase sempre mudam-se para o ginásio, morando em alojamentos junto com outros lutadores. A parte do treinador é providenciar: comida, roupas, acompanhamento médico, e estudo para o lutador. Em troca disto, o lutador deve simplesmente treinar arduamente e também cuidar da limpeza do ginásio. Mas, o maior compromisso deste lutador é esforçar-se para ser o melhor lutador, um verdadeiro campeão. Quando o lutador vai lutar, geralmente uma vez por mês, ele concorre à um prêmio em dinheiro, este prêmio é dividido entre o lutador e o seu treinador. Sendo que a maior parte do dinheiro vai para o treinador. Na Tailândia também é permitido apostar nas lutas, e o treinador geralmente também aposta em seu próprio lutador, conseguindo assim mais algum dinheiro.
Em toda à Tailândia existem milhares de campos de treinamento, cada campo é dirigido por um treinador principal, que também conta com a ajuda de seus auxiliares e com o gerenciamento de um promotor, o qual promove os lutadores deste campo. Mas, muitas vezes o treinador também é o promotor do ginásio. Em Bangkok existem dois grandes estádios aonde pode-se ver lutas de Muay Thai, eles são o Lumpini e o Rajadamnerm, Cada um deles tem lutas em dias diferentes. Alguns dias por semana, principalmente aos domingos, também passam lutas de Muay Thai pela televisão. Na Holanda precisamente em Amsterdã existem muitas academias de Muay Thai, Onde muitas delas participam do evento K-1, na qual a Holanda é a grande campeã dos titulos deste evento, que hoje é o maior evento do mundo. Na relação de países onde o Muay Thai é mais desenvolvido é mais ou menos à seguinte: Thailandia, Holanda, Austrália, Inglaterra, França, Brasil, Japão, Coréia, Estados Unidos, etc. Significado da palavra MUAY THAI: Arte livre MONGKON: É uma corda trançada em forma de coroa com uma ponta que é usada e colocada na cabeça dos lutadores, na qual pertence ao seu treinador. É retirado pelo treinador antes de se iniciar o combate e simboliza toda a energia, gratidão e dedicação daquela escola com o passar dos anos, ou seja, o Mongkon é o símbolo material da perseverança e honra de seus ancestrais. RAM MUAY: É uma dança E o ri timo musical tocado, um ritual que antecede um combate.
O Muaythai segue a doutrina budista em suas saudações e costumes. Seu ritmo lento cujos movimentos servem de concentração para ambos os lutadores, sendo acompanhado por uma musica típica tailandesa após o WAI KRU (a baixo verá significado), o boxeador ajoelha-se com a face voltada em direção à sua escola, cobre os olhos com as luvas e recita curtas orações (cada escola tem sua forma de apresentação, executando movimentos diferentes). KRUANG ou PRAJIED: É uma corda trançada que é usada em um ou nos dois braços (bíceps) do boxeador. Na qual tem a finalidade de mostrar o nível de graduação do boxeador. Segundo os tailandeses, após benzê-lo e fazer alguns banhos com ervas sagradas, tem a finalidade de proteger o lutador. Na Tailândia o Prajied é usado como proteção e também como graduação no Brasil. WAI KRU: Significa respeito ao professor (Whai Significa respeito e Kru Significa Professor), é um ritual característico do Muay thai, que resume claramente a essência espiritual e cultural dos ancestrais guerreiros tailandeses. O Whai Kru é realizado sempre antes do inicio das lutas e é acompanhado pela musica tradicional tailandesa que possui um ritmo lento e marcado.
FILOSOFIA DO MUAY THAI (SAUDAÇÕES):
A CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE MUAI THAI e todos os praticantes no Brasil utilizam o sistema tailandês de saudação, ao entrar e sair do local sagrado de treino, assim como, ao ver o treinador e colegas de treino, o aluno saúda a todos com a expressão Muay Thai , Thai ou Ossi, que significa todo o respeito ao próximo, ao local de treino, alunos, atletas, Instrutores, Professores, Mestres e Grão Mestres. Hierarquia: Desde quando o Muay Thai se iniciou no Brasil no ano de 1979, foi colocada uma graduação somente usada no Brasil, que antigamente era usada em forma de faixa na cintura, a quatorze anos que é utilizado o Kruang (Prajied), uma corda no braço esquerdo do lado do coração com a mesma coloração que foi definida em 1979. No Brasil existe uma hierarquia formada através dos anos de dedicação onde existe cinco tipos de graduação: O aluno se enquadra da graduação branca até azul clara ponta azul escura, na seqüência o Instrutor Máster que é da graduação azul escura ponta preta, quando se torna grau preta o atleta é denominado professor, após existem os Mestres e Grão Mestre.
GRADUAÇÃO NO BRASIL: BRANCA BRANCA PONTA VERMELHA VERMELHA VERMELHA PONTA AZUL CLARA AZUL CLARA AZUL CLARA PONTA AZUL ESCURA AZUL ESCURA (INSTRUTOR) AZULESCURA PONTA PRETA (INSTRUTOR MASTER) PRETA (PROFESSOR) PRETA E BRANCA (MESTRE) PRETA BRANCA E VERMELHA (GRÃO MESTRE)
Mae Mai Muay Thai
Mae Mai ("técnicas principais") refere-se às principais séries de movimentos técnicos de combate, consideradas manobras básicas empregues num confronto de muay thai. As técnicas desta arte tradicional são agrupadas de forma distinta dependendo dos professores e suas respectivas escolas. Em inúmeros manuais de muay thai, as técnicas são claramente classificadas de acordo com as suas características funcionais.80 Considera-se o Mae Mai Muay Thai um conjunto de técnicas provenientes do muay thai tradicional. Os principiantes do muay thai aprendem primeiramente estas técnicas antes dos treinos de Look Mai Muay Thai, tratando-se de técnicas de ataque e defesa consistem em quinze movimentos mais detalhados do desporto
Look Mai Muay Thai
Look Mai ou luk muay consiste em quinze séries de movimentos de menor importância do muay thai tailandês. Look Muay são um conjunto de manobras básicas do muay thai, que derivam do Mae Mai Muay Thai. Esta divisão de técnicas apresenta sequências mais detalhadas de ataque, defesa e contra-ataque. Antes de se iniciar o treino destes movimentos técnicos, o atleta deve possuir primeiramente a experiência do Mae Mai Muay Thai.As qualificações dos antigos treinadores de muay thai seguiam técnicas de boxe tailandês em quinze movimentos caracterizados por se tratarem de técnicas complementares do muay thai.
Tanto o Mae Mai como o Look Mai são susceptíveis a diferentes interpretações. Estas sequências de técnicas, cuja sua codificação remonta, segundo os especialistas, até ao século XIX, adestram, por exemplo, o processo necessário para desenvolver habilidades singulares, tais como o aperfeiçoamento sobre o momento de acção do praticante no que se refere à defesa e ataque, para além que transmitir noções de distância com objectivos ofensivos e defensivos. Estas técnicas seriadas traduzem instruções sobre os pontos vitais e mais sensíveis do corpo humano associando movimentos capazes de alcançar os referentes alvos, golpeando-os de forma eficaz e obtendo um significativo efeito quando desferido com sucesso cada golpe.
Todas as técnicas de Mae Mai assim como de Look Mai são minuciosamente estudadas, não só sobre as suas formas básicas, já estabelecidas, como também sobre as suas variações.79 80 No total, todas as formas básicas tal como suas variantes, constituem cerca de cem séries de movimentos técnicos, representando uma autêntica plataforma técnica do estilo actualmente empregue entre as escolas tailandesas. O estudo destes princípios e conjuntos de técnicas resume-se a uma fonte imensa de informação sobre a arte marcial com considerável utilidade e importância. O atleta adquire, portanto, um desempenho distinto quando em combate, uma vez aplicadas soluções técnicas que demonstrem grande domínio da disciplina. São pois, noções fulcrais ao entendimento deste desporto de combate.
Khon Muay Thai
Competição de 2007 no estádio Rajadamnern, em Bangkok, Tailândia.
O ataque e contra-ataque é chamado de Khon Muay tratando-se de estratégias de muay thai. Khon Muay refere-se, pois, à nomenclatura dos movimentos (ataque e contra-ataque utilizando-se de socos, cotoveladas, entre outros) do muay thai. A característica do uso, seguindo os métodos de ataque e defesa, define os estilos de cada escola. Cada local de ensino possui a sua característica particular, sendo que o khon muay é utilizado para distinguir cada estilo. Cada termo abaixo referido designa um conjunto de técnicas de ataque e contra-ataque existentes no muay thai tailandês.
Kon Jujom' = ataque
Kon Kae Mad' = defesa
Kon Louko' = punhos
Kae Thao' = pernas
Kon Kae Khao' = joelhos
Kon Kae Sok' = cotovelos
Muay thai no estádio Aonang Krabi, em Ao Nang, Krabi (província), Tailândia.
Cherng Muay[editar | editar código-fonte]
Cherng Muay é um método de utilização dos punhos, das pernas, dos joelhos e dos cotovelos enquanto a habilidade de defesa e ataque. Mr. Uthai Sindhusan dividiu o Cherng Muay em quatro métodos (4 Cherng). Os seguintes termos caracterizam técnicas únicas do muay thai tradicional, sendo utilizados no seu país de origem enquanto designações próprias para cada conjunto de técnicas de cotovelos, joelhos, punhos e pernas.
Cherng Thao 15 Cherng (técnicas de punhos);
Cherng Sok 24 Cherng (técnicas de cotovelos);
Cherng Khao 11 Cherng (técnicas de joelhos);
Cherng Mad 15 Cherng (técnicas de pernas).